terça-feira, 20 de maio de 2014

Análise Técnica - COMPONENTES DO MOTOR - BLOCO DO CILINDRO


O bloco do cilindro é feito de ferro ou alumínio fundido em uma única peça. Ele contém os rolamentos que darão suporte ao virabrequim e os cilindros onde cada pistão irá operar. Normalmente é resfriado a água através de uma camisa hidráulica. Os componentes do bloco são o virabrequim, o pistão e haste do cilindro mestre, o eixo, os rolamentos e vedações e o ponto de ignição.
O virabrequim está normalmente dentro do bloco do motor exceto no motor tipo (OHC).O virabrequim converte os movimentos de reciprocagem dos pistões e hastes num movimento de rotação.
O virabrequim está localizado próximo à base do bloco domotor, e por estar montado sobre rolamentos pode girar livremente dentro do bloco.
O conjunto de pistão e haste do cilindro mestre absorvem a potência produzida quando a mistura ar/combustível é queimada. O pistão é normalmente feito de liga de alumínio forjado de forma a encaixar-se adequadamente no cilindro quando estiver na temperatura de trabalho de operação do motor.



Princípios de Operação Motor
Normalmente um pistão contém três anéis (de segmento), o inferior controla o fluxo de óleo às paredes do cilindro, os outros dois vedam a câmara de combustão durante a operação do motor. A haste do cilindro mestre normalmente feita de aço fundido conecta o pistão ao virabrequim e transfere a energia criada pela queima da mistura ar/combustível ao virabrequim. O Pino Terminal liga a extremidade da Haste do Cilindro Mestre ao pistão.
A base inferior da haste conectora contém um rolamento que permite mantê-la conectada ao virabrequim e mesmo assim efetuar movimento giratório.




Nenhum comentário: