sexta-feira, 23 de maio de 2014

A história da empilhadeira contada pela Clark

1917
O primeiro Tructractor é construído em Buchanan, Michigan por empregados da CLARK Equipment Company. O Tructractor foi o primeiro caminhão industrial com motor de combustão interna no mundo. O Tructractor foi originalmente configurado com uma base de carga plana ou caçamba para carga e era carregado e descarregado manualmente. Era usado para transportar materiais entre os diversos departamentos da CLARK: eixos, brocas e rodas. Entretanto, visitantes da fábrica ficavam impressionados com sua praticidade e pediram a CLARK para construir também Tructractors para eles. Em 1918, oito Tructractors foram construídos e em 1919 já eram mais de 75 manufaturados.
1919
A CLARK Trucktractor Company é fundada em Buchanan, Michigan como uma divisão da CLARK Equipment Company. Hoje, a CLARK Material Handling Company é um descendente direto da CLARK Trucktractor Company.
A CLARK entra no mercado de exportações quando o primeiro Tructractor é embarcado para a França.
1922
A Truclift, uma empilhadeira de plataforma movida a motor de combustão interna é introduzida. A Truclift foi a primeira empilhadeira com motor de combustão interna que usava elementos hidráulicos, não engrenagens e elos mecânicos para levantar uma carga
Tructractors e Truclifts começam a ser produzidos na nova planta da CLARK em Battle Creek, Michigan.


1923



É introduzido o trator rebocador Duat. O Duat era usado para puxar cargas de lenha, fretes e materiais industriais.


1924


Primeiro envio de um Duat com um anexo opcional de travamento de carga. Esse Duat modificado tornou-se a primeira empilhadeira com combustão interna no mundo.
1926
É introduzido o trator rebocador Clarkat. O Clarkat tinha uma barra de carga com capacidade de 900 e 1200 quilos. O Clarkat substituiu o Duat, que tiha uma capacidade de 700 quilos. O Clarkat era usado para puxar carretas de frete e materiais e permaneceu em produção até 1982.
1927









É introduzido o trator de reboque Clarktor. O Clarktor era usado para puxar aviões e composições de carretas em armazéns. Era equipado com um motor de partida elétrico, o primeiro veículo do tipo a ter esse item como equipamento padrão. O Clarktor permaneceu em produção até 1987

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1928
É introduzida a Tructier. A Tructier foi a primeira empilhadeira de combustão interna que usava componentes hidráulicos, não correntes e cabos para içar uma carga.
1938
A Carloader, a primeira empilhadeira compacta moderna a combustão interna é introduzida. A Carloader era produzida em massa desde sua introdução e foi em certo momento imitada por muitos outros fabricantes de empilhadeiras. Permaneceu em produção até 1964.
1939


É introduzida a Utilitruc. Essa empilhadeira de combustão interna para trabalho pesado da CLARK era usada principalmente em indústrias de metal e na estiva e permaneceu em produção até 1964

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1941




A Clipper é introduzida. A Clipper tornou-se um padrão para a indústria de empilhadeiras com combustão interna e em certo momento representou 50% de todas as vendas na faixa de capacidade de 1 tonelada. Assim como os modelos Carloader e Utilitruc, a Clipper foi fabricada até 1964

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1941 - 1945



A CLARK produz quase 90% da demanda militar para empilhadeiras e tratores rebocadores. Foi dito uma vez durante a Segunda Guerra Mundial que não havia uma única pista de pouso controlada por aliados que não tivesse uma empilhadeira ou trator rebocador CLARK. Ao fim da guerra, o extenso uso de empilhadeiras da CLARK pelas forças aliadas e indústrias ligadas ao esforço de guerra fizeram da "CLARK" quase que um sinônimo de "empilhadeira"

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1942


São introduzidas as primeiras Clippers, Carloaders e Utilitrucs elétricas. Entretanto, devido as demandas de produção em tempos de guerra para Carloader e Clarktors, elas apenas entraram em plena produção em 1945

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1943



A Planeloader, a primeira empilhadeira CLARK com pneus sólidos é introduzida. Foi projetada principalmente para operação off-road nas bases aéreas aliadas durante a Segunda Guerra Mundial. Planeloaders usadas na guerra foram posteriormente adquiridas por fazendeiros, empreiteiras e companhias aéreas.
A CLARK recebe o prêmio "E" da Marinha-Aeronáutica como destaque na produção bélica.
A CLARK é o primeiro fabricante de empilhadeiras a colocar avisos de advertência em suas empilhadeiras
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1945


A Trucloader é introduzida. Foi projetada para operações com elevador ou capacidade para cargas no solo limitadas e fabricada até 1967

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 1946

                                 A Yardlift 40 é introduzida. A Yardlift 40 foi início na linha pneumática Yardlift. Foi projetada para uso externo e interno em instalações navais e de manufatura

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1948



O inovador Dynatork da CLARK é introduzido. O Dynatork era um dispositivo de transmissão eletromagnético que atuava entre o motor de combustão interna e a transmissão. Ele substituiu a embreagem de fricção a seco usada em todas as empilhadeiras até então.
CLARK Equipment firma um acordo de licença de manufatura com a Tutt-Bryant Limited de Sidnei, Austrália. Esse era o início da produção no exterior da CLARK.


Via: http://www.clarkempilhadeiras.com.br/2011/historico
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