sexta-feira, 22 de julho de 2016

VENTILAÇÃO POSITIVA DO CÁRTER (PCV)

O sistema de Ventilação Positiva do Cárter (PCV) foi desenhado para remover vapores danosos da
estrutura do motor evitando que estes sejam lançados na atmosfera. O sistema PCV utiliza um tubo a
vácuo para sugar estes vapores do cárter para dentro do tubo de admissão. Este vapor é então carregado juntamente com a mistura ar/combustível para a câmara de combustão onde será queimado. O fluxo ou a circulação neste sistema é controlada pela válvula PCV. Esta é efetiva tanto na ventilação do cárter como no controle de emissão de poluentes. O sistema fechado PCV suga ar fresco do filtro de ar.



O capacitor de óleo neste sistema NÃO apresenta abertura. Conseqüentemente vapores excessivos
serão levados pelo coletor de admissão. Este sistema fechado evita vapor, seja ele em quantidade normal ou excessiva, de chegar à atmosfera.
A parte mais crítica no sistema PCV é a do fluxo da válvula de controle, ou mais conhecida como Válvula PCV. Sua função é medir o fluxo de vapor proveniente do cárter para o coletor de admissão. Isto é necessário a fim de oferecer ventilação adequada ao cárter, sem interferir na mistura ar/combustível da combustão.


Gases e vapores emitidos devem ser removidos na mesma proporção que estes entram no cárter.
Como a produção de gases é mínima na marcha lenta e aumenta com a operação em alta velocidade,
a válvula PCV deve dosar o fluxo de vapor de forma apropriada.
A válvula é operada pelo coletor a vácuo que variará de intensidade com a mudança nas rotações do motor. Em velocidades baixas ou marcha lenta, o vácuo é de maior intensidade. Isto puxa o êmbolo para dentro da válvula reduzindo a emissão de vapor ao mínimo. Esta taxa baixa é adequada para oferecer ventilação sem interferir no padrão da mistura ar/combustível.



Com o motor em rotação elevada, o vácuo no coletor é reduzido. O êmbolo é então sugado apenas meio caminho para dentro da válvula, permitindo o máximo fluxo de vapor. Como o motor requer nestes casos maior quantidade da mistura ar/combustível, a entrada de mais vapor não afeta a performance. Um sistema PCV com problemas pode resultar em falhas e problemas de manutenção. Caso o cárter não seja ventilado adequadamente o óleo do motor poderá ser contaminado
e depósitos de resíduos serão formados. Como conseqüência água e ácidos podem ficar também
acumulados dentro do cárter e causar ferrugem ou corrosão nas peças do motor.

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