terça-feira, 19 de julho de 2016

Monotrol

É isso ai, voltamos!

O Assunto é MONOTROL.




Esse sistema é muito comum em empilhadeiras Hyster, sendo que nos equipamentos Yale seu nome é FDC - Foot Direction Control, ou pedaleira de controle direcional.


São sistemas muito eficientes para inversão de sentido, porém necessitam de cuidados especiais.

Nos esquipamentos mais modernos o monotrol passa a integrar sistemas eletrônicos da máquina, sendo que a ativação de sentido acontece através de "micro chaves" enviando as informações ao VSM para serem processadas e posteriormente enviadas as solenoides da transmissão.

Operadores devem ser corretamente instruídos na operação do monotrol. Sabemos que muitos acidentes acontecem exatamente por que o operador desconhece as reações de sua máquina, gerando assim movimentos involuntários.

A tecnologia desse acessório é impressionante já que existe a possibilidade de "ajustes de reação" ou seja pode-se controlar a suavidade ou a agressividade de acelerações e desacelerações. O esquema de trabalho é similar ao controle de tração trazido pela Formula 1 na década de 90.

Digamos que você tenha uma chão muito abrasivo. A condição desse piso iria deterior muito rapidamente os pneus do eixo dianteiro, responsável pela tração. Sabendo que custos são um fator de atenção crescente na logística você deseja suavizar esse impacto. 
Através das configurações do painel é possível ajustar a intensidade da aceleração. Assim, mesmo que o operador acelere 100% os pneus não patinaram, pois a aceleração é transmitida de maneira progressiva evitando desgastes excessivos.


Outro ponto a ser mencionado são as inversões de sentido agressivas.

Operadores inadvertidamente movimentam-se em um determinado sentido e abruptamente fazem a inversão para sentido inverso. Em empilhadeiras com MONOTROL isso acontece com mais constância já que os usuarios sentem-se encorajados a não usar o freio e apenas trocar a posição de sentido no pedal.
Pensando nisso a serie FT Hyster oferece um freio de transmissão. A cada inversão agressiva o equipamento ativa o dispositivo fazendo que haja alguns metros de rolagem com o intuito de reduzir a velocidade da transmissão criando um ambiente de menor desgaste dos pacotes de transmissão.

Lembre-se: A inversão de sentido deve sempre ser feita com o equipamento parado para evitar desgastes nos pacotes de transmissão 

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